10 de outubro de 2015

sábado, outubro 10, 2015
2
Título: Gretchen
Sinopse: Renato descobre que vai herdar "Gretchen", o velho fusca de seu avô, mas como condição, é preciso que ele cumpra antes uma cláusula nada convencional... O que será?
_____ TRECHO _____
Finalmente começamos a lição, e não havíamos avançado muito quando vovô se virou para mim com uma feição extremamente séria que sempre significava prelúdio para encrenca.
“Renato” ele disse “te trouxe aqui por que preciso falar uma coisa.”
Usei a desculpa que trocava a marcha para não ter que responder. Estava na cara que lá vinha barril.
“Como você sabe” continuou ele “a Gretchen tem feito parte dessa família desde que ganhei meu primeiro salário como vendedor de sorvete.”
“Sim, vovô” respondi “Acho incrível como o senhor conseguiu comprar um carro só com o dinheiro que conseguia vendendo sorvete.”
“Vendendo sorvete? Antes fosse. Quando vi que o salário era baixo, me enveredei pro mundo do crime. Mas Gretchen foi o primeiro e ultimo carro que roubei, que fique claro! Continuando. Desde que a adquiri, iniciei uma tradição que eu mesmo inventei e que faço questão que seja seguida a risca. Infelizmente, como você sabe, sua avó só pariu meninas. Sempre a alertei sobre aquelas bananas verdes, mas ela não me ouvia, teimosa feito uma mula. Inclusive, esse era o jeito que eu chamava, mula. Minha mulinha... E ela me chamava de –
Pigarrei alto e vovô entendeu o recado.
“Continuando. Iniciei uma tradição que só pode ser seguida por meus descendentes nascidos homens – o que, é claro, exclui automaticamente a sua tia Belinda – e você, Renato, como primeiro homem legítimo da família, obterá a honra e a responsabilidade de herdar a Gretchen quando eu morrer!”
Fiquei sem palavras. Vovô, um pão duro que economizava até os palitos de fósforo usados, me legando um carro? Tudo bem que era um fusca todo acabado, mas ainda assim era um carro.
“Vovô, nem sei o que dizer...”
“Então não diga, continue ouvindo. Porque para herdar a Gretchen, é preciso cumprir uma cláusula.”
“Cláusula?”
_________________________

2 comentários:

  1. Já gostei e estou imaginando que cláusula é essa! Fique sabendo desde já que tenho que ler "Gretchen". :)
    .
    P.S.: Tenho um palpite sobre a inspiração para o título do conto. César?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Afonso, mas devo dizer que o seu palpite passou longe kkk
      Vou te enviar a história completa. Seu feedback é mais do que importante, ok?
      Abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.